Regulamento


REGULAMENTO DA MARATONA

ORGANIZAÇÃO E INSCRIÇÃO
1. A 1ª Maratona de Futsal da Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes é uma prova que faz, este ano, a sua estreia entre as competições do género no calendário nacional.
2. Os jogos serão realizados no Pavilhão Irmãos Farinhas, em Pardilhó.
3. Pretende-se com esta iniciativa, promover o desporto e o convívio entre aqueles que praticam futsal.
4. As Leis de Jogo aplicáveis à Maratona, são as que se encontram em vigor para a modalidade de Futsal, nas competições da FPF.
5. A Maratona terá o seu início pelas 20h00 do dia 23 de Julho de 2010 e prevê-se que termine pelas 20h00 do dia 25 de Julho de 2010. Este horário poderá estar sujeito a alterações, tendo em conta o número de equipas inscritas.
6. A inscrição das equipas é limitada, até ao máximo de 24.
7. Só poderão participar nesta Maratona, as equipas que se tenham inscrito até às 20h00 do dia 21 de Julho de 2010.
8. Somente poderão participar os jogadores que sejam inscritos até ao início da prova, não sendo admitida qualquer alteração na constituição das equipas ou novas inscrições.
9. Cada equipa só poderá inscrever 12 jogadores e 3 elementos técnicos/directivos, num total de 15 pessoas. Podendo para cada jogo, inscrever a totalidade (12) dos jogadores.
10. Para que a sua inscrição seja considerada efectiva, cada equipa terá que efectuar o pagamento relativo à sua inscrição, no valor de 500 bolas e entregar toda a documentação solicitada: Ficha de Inscrição devidamente preenchida com os números dos Bilhetes de Identidade de todos os jogadores e elementos técnicos/directivos. As cores dos equipamentos mencionados na Ficha de Inscrição não poderão ser alterados durante a realização da prova, salvo condições especiais, aceites pela organização.
11. A Maratona será dividida por fases. Na 1ª fase, as equipas serão agrupadas em 6 séries de 4 equipas. A 2ª fase corresponde aos jogos dos oitavos-de-final, quartos-de-final, meias finais, apuramento dos 3º e 4º e final. Caso o número de equipas inscritas não atinja as 24, cabe à organização rever a estrutura competitiva da prova.
12. O sorteio das equipas será efectuado pela organização, no dia 22 de Julho de 2010, pelas 21h00, na sede da Associação Recreativa e Cultural Saavedra Guedes, na Rua Professor Saavedra Guedes, 3860 – Pardilhó

1ª FASE
(sujeita a alteração por parte da organização, consoante o número de equipas)
13. Esta fase será disputada aos pontos, que serão distribuídos da seguinte forma e a cada equipa:
Vitória = 3 pontos
Empate = 1 ponto
Derrota = 0 pontos
14. A classificação final é estabelecida por ordem decrescente dos pontos obtidos, classificando-se em primeiro lugar a equipa com maior número de pontos obtidos.
15. Nesta fase, serão apuradas para a fase seguinte o número de equipas consideradas necessárias para os oitavos-de-final, de harmonia com o número de inscrições que se verificarem.
16. Passam directamente à fase seguinte o 1º e o 2º classificados de cada grupo. De forma a constituir o grupo de 16 equipas para os oitavos-de-final, passarão tantas equipas melhores terceiras classificadas, quantas forem necessárias.
17. Após o prazo limite de inscrições, face ao seu número, será definida a forma de apuramento.
18. Todas as equipas serão informadas antes do início da Maratona, através de telefone, fax, carta ou e-mail.
19. Em caso de igualdade pontual entre duas ou mais equipas, ter-se-á em conta os seguintes critérios de desempate, pela seguinte ordem:
a) A que tiver maior pontuação classificativa nos jogos disputados entre as equipas empatadas;
b) A que tiver maior diferença entre golos marcados e sofridos nos jogos disputados entre as equipas empatadas;
c) A que tiver maior diferença entre golos marcados e sofridos no total dos jogos realizados entre todas as equipas, na 1ª fase;
d) A que tiver maior número de vitórias no total dos jogos realizados entre todas as equipas, na 1ª fase;
e) A que tiver menor número de infracções disciplinares (cartões) averbados durante a 1ª fase;
f) A que tiver maior número de golos marcados no total dos jogos realizados entre todas as equipas, na 1ª fase;
g) A que tiver menor número de golos sofridos no total dos jogos realizados entre todas as equipas, na 1ª fase;
h) A que tiver a média de idades mais baixa dos atletas inscritos na prova;
i) No caso de ainda subsistir o empate, após esgotadas todas as alíneas anteriores, cabe à organização determinar a forma de desempate a efectuar.

2ª FASE
20. Nos oitavos-de-final, quartos-de-final, meias-finais e final, que se disputam num só jogo em sistema de eliminatória, os jogos não podem terminar empatados.
21. Caso se verifique o empate, o desempate faz-se através da marcação de pontapés a partir da marca de grande penalidade, de acordo com o estipulado pelas Leis do Jogo.

OUTROS
22. Os jogadores deverão ser identificados pela equipa de arbitragem através do seu Bilhete de Identidade ou qualquer outro documento idóneo, com fotografia. O jogador que não possua o documento exigido ficará impedido de participar no jogo.
23. Os responsáveis pelas equipas deverão entregar à equipa de arbitragem, até 15 minutos antes do início do jogo, o boletim de jogo devidamente preenchido, bem como os documentos identificativos dos jogadores e dirigentes.
24. Cada elemento inscrito é responsável por si, pelo seu exame médico desportivo.
25. Os seguros de acidentes pessoais são da responsabilidade integral das equipas participantes.

PROTESTOS DE JOGO
26. Os casos omissos e as dúvidas resultantes da aplicação deste regulamento, serão analisadas e decididas pela Organização.

REGULAMENTO DISCIPLINAR
27. No sentido de se apelar ao Fair-Play e respeito mútuo por todos os intervenientes nos jogos, considera-se para efeitos disciplinares, o articulado no regulamento disciplinar da FPF.
28. Desta forma, os castigos a aplicar são da exclusiva responsabilidade da Organização.
29. Qualquer jogador que lhe seja exibido um cartão vermelho directo, por conduta violenta, brutalidade ou atitudes injuriosas e ou grosseiras, sobre colegas, adversários, dirigentes, árbitros ou qualquer outra pessoa, será excluído da Maratona.
30. Um jogador expulso do jogo, por amostragem de segundo cartão amarelo, e consequente vermelho, apenas o exclui desse jogo.
31. Qualquer jogador que seja expulso com cartão vermelho directo, exceptuando as situações mencionadas no artigo 30º, será castigado com um jogo de suspensão.
32. As equipas terão 5 minutos de tolerância em relação à hora prevista do jogo. Depois de passado esse tempo, ser-lhes-á atribuída a pena de falta de comparência.
33. A falta de comparência e o abandono da superfície de jogo, implica automaticamente a atribuição de derrota a essa equipa, nesse jogo. Para efeitos de desempate é averbado o resultado de 5 – 0.
34. Duas faltas de comparência da mesma equipa, bem como o abandono da superfície do terreno de jogo, excluí-a da prova.
35. Das decisões da Organização, a nível disciplinar, não cabe recurso.

PRÉMIOS
Fair-Play
36. Será atribuído à equipa que, no decorrer da maratona, tenha menos pontos de penalização por cartões vermelhos e amarelos.
· Cartão vermelho - 20 pontos
· Cartão amarelo - 5 pontos
· Falta de comparência - 50 pontos
· Abandono da superfície de jogo - 100 pontos
· Desistência da prova – 250 pontos
Em caso de igualdade, será atribuído à equipa pior classificada.
Melhor Jogador
37. Será atribuído um troféu ao jogador que por votação dos treinadores de todas as equipas, obtenha o maior número de pontos, na fase de grupos. Em caso de igualdade, será atribuído ao jogador mais novo.
38. Esta votação será feita, pelos treinadores envolvidos nos jogos, não podendo os mesmos votar nos jogadores da própria equipa.
Melhor Guarda-Redes
39. Este prémio será atribuído ao jogador, cuja equipa sofreu o menor número de golos, na fase de grupos.
40. Em caso de igualdade, será atribuído ao jogador mais novo.
Melhor Marcador
41. Este prémio será atribuído ao jogador com mais golos marcados ao longo de toda a prova.
42. Em caso de igualdade, será atribuído ao jogador mais novo.
Participantes
43. Serão atribuídos os seguintes prémios:
1ª Classificado – 5 000 bolas + troféu
2º Classificado – 1 500 bolas + troféu
3º Classificado – 500 bolas + troféu
4º Classificado - troféu
Restantes equipas - troféus